[Vídeo] A ressurreição de Jesus é mito ou verdade?

ressurreição-é-mito-ou-verdade

A ressurreição de Jesus é apenas uma questão de fé ou poderia ser comprovada cientifica e historicamente?

O testemunho histórico de textos tão antigos como os da Bíblia ainda são válidos e confiáveis nos dias de hoje?

Será que a Bíblia foi alterada para favorecer a religião cristã e Jesus, um homem comum daqueles dias, foi transformado em Deus apenas para criar o maior golpe político e de poder de todos os tempos?

Paulo, o apóstolo, em sua primeira carta ao coríntios, capítulo 15, apresenta duas hipóteses sobre a ressurreição e suas prováveis consequências ao admitir uma ou outra opção:

1) Jesus não ressuscitou, como alguns já estavam afirmando naquela época, então toda a construção de fé em torno do próprio Jesus e do cristianismo se anularia e ficaria sem validade alguma. Logo, as pessoas que estavam sofrendo perseguição, prisão, tortura e morte por causa da fé em Jesus, estariam dando suas vidas por nada, por uma estória mentirosa.

2) Jesus de fato ressuscitou, e era o que ele, Paulo, acreditava, depois do testemunho de mais de quinhentas pessoas que viram Jesus vivo pessoalmente após a crucificação, além dos discípulos e historiadores que testemunharam acerca dos fatos narrados.

Lucas, o escritor de um dos evangelhos que leva o seu próprio nome e também do livro Atos dos apóstolos, era médico e um estudioso aplicado. Ele recebeu de Teófilo a missão de pesquisar e coletar dados sobre a vida de Jesus a fim de verificar se a história ouvida se tratava da verdade ou não.

Os dois vídeos a seguir tratam de alguns aspectos tanto em relação ao texto bíblico, se é válido historicamente, e também da própria ressurreição de Cristo, se ela é comprovável ou não. Assista e tire suas próprias conclusões.

 

Autenticidade dos textos do Novo Testamento


Fragmento do filme “Que diferença faz” com a participação especial de Caio Fábio

 

Evidências históricas da ressurreição de Jesus Cristo


Entrevista com o Dr. Rodrigo Silva no Jô Soares

Bacharel em Teologia pelo UniBennett (Rio), Pablo Massolar é o editor e autor do Ovelha Magra. MBA em Gestão de Marketing, autor de livros e palestrante. Casado com Elaine, a menina mais linda do mundo, e o orgulhoso pai de Ana Clara e Sarah.